HOME FEEDBACK

FAB intercepta 3 aeronaves que sobrevoaram área restrita durante Brics no Rio

A operação da FAB visa garantir a segurança da 17ª Cúpula do Brics, com interceptações de aeronaves não autorizadas. O tráfego aéreo no Santos Dumont será suspenso durante o evento e medidas de segurança reforçadas nas proximidades.

FAB intercepta aeronaves durante cúpula do Brics

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, neste sábado (5), três aeronaves que sobrevoavam a área restrita durante a cúpula do Brics no Rio de Janeiro.

  • Duas aeronaves foram interceptadas para verificação de dados de voo.
  • Comandos orientados a mudar a rota, acompanhados por caças A-29 Super Tucano.
  • Uma terceira ocorrência envolveu um helicóptero em tráfego irregular que deixou a área restrita ao avistar um Super Tucano.

A FAB informou que uma aeronave E-99 garantiu vigilância eletrônica durante a operação.

A 17ª Cúpula do Brics conta com a presença de chefes de Estado e ficará sob intensa segurança, com caças armados, snipers e bloqueios nas principais vias.

No domingo (6) e segunda (7), o tráfego aéreo no Santos Dumont será suspenso; passageiros serão direcionados ao Galeão.

Companhias aéreas decidirão sobre a realocação de voos, e o policiamento no Galeão será reforçado com bloqueios nas principais vias, como a Linha Vermelha.

O Decea criou uma sala para coordenar operações aéreas com autonomia para autorizar, suspender ou cancelar voos. Todos devem apresentar o PVC (Plano de Voo Completo) e manter comunicação com o controle de tráfego aéreo.

Aeronaves não autorizadas podem ser consideradas suspeitas ou hostis e, se desrespeitarem ordens, podem ser abatidas por ordem do presidente da República ou do comandante da Força Aérea.

Leia mais em folha