HOME FEEDBACK

FAB intercepta aviões e helicóptero que invadiram espaço aéreo do Brics

A interceptação das aeronaves acontece em meio à intensificação das medidas de segurança durante a Cúpula do Brics. A FAB garante monitoramento constante do espaço aéreo para proteger as autoridades participantes.

Intercepção no Rio de Janeiro: A FAB (Força Aérea Brasileira) interceptou 2 aviões e 1 helicóptero que sobrevoaram uma área restrita no Rio no sábado (5.jul.2025). A capital fluminense sediará a Cúpula do Brics nos dias 6 e 7 de julho.

Os aviões foram interceptados por caças A-29 Super Tucano e redirecionados. A FAB informou que as interceptações ocorreram “para averiguação dos dados de voo e autorizações”.

O helicóptero foi classificado como tráfego irregular. Ao avistar o caça A-29, desviou da área restrita e pousou em local isolado. Uma aeronave E-99 manteve vigilância eletrônica e controle do espaço aéreo durante a operação.

A delimitação do espaço aéreo no Rio foi estabelecida pelo decreto nº 12.542, de 1º de julho de 2025, que determina procedimentos de segurança para proteger autoridades do Brics. A norma vale de 4 a 8 de julho de 2025.

  • Segurança reforçada também inclui atiradores de elite e bloqueios nas ruas.
  • Encontro de líderes do bloco econômico ocorrerá no MAM (Museu de Arte Moderna).

A FAB está atuando com um sistema de defesa que inclui caças, aeronaves de reabastecimento e radar, para garantir a segurança do espaço aéreo durante o evento.

Nota da FAB: “As aeronaves foram orientadas a mudar suas rotas e acompanhadas por caças A-29 Super Tucano”. A FAB permanece em prontidão para assegurar a segurança do espaço aéreo e a proteção das autoridades do BRICS.

Destaque: Durante o evento, voos nas áreas de exclusão devem apresentar Plano de Voo Completo e manter comunicação com o controle de tráfego aéreo para evitar classificações como suspeitas ou hostis.

Leia mais em poder360
Rio