Fabricantes de sorvete prometem remover corantes artificiais até 2028 nos EUA
Fabricantes de sorvete nos EUA comprometem-se a eliminar corantes artificiais até 2028. A iniciativa, apoiada pelo secretário de Saúde, visa melhorar a qualidade dos alimentos e atender à demanda crescente por opções mais saudáveis.
Fabricantes de sorvete dos EUA planejam eliminar corantes artificiais até 2028, marcando um passo importante na iniciativa do secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr.
Um grupo de 40 fabricantes, responsável por mais de 90% do sorvete vendido nos EUA, comprometeu-se a remover voluntariamente os corantes:
- Red No. 3
- Red 40
- Green 3
- Blue 1
- Blue 2
- Yellow 5
- Yellow 6
O anúncio ocorrerá no Departamento de Agricultura dos EUA e Saúde e Serviços Humanos.
Michael Dykes, do grupo de comércio de laticínios, expressou orgulho pelo compromisso, ressaltando a importância de oferecer sorvetes sem corantes artificiais.
Kennedy prioriza a remoção de corantes sintéticos e mencionou a colaboração com produtores para eliminar gradualmente seu uso. Empresas como Conagra Brands e Nestlé também se comprometeram a esse objetivo.
Além disso, a FDA aprovou o uso de gardênia para colorir alimentos de azul, e outras regulamentações estaduais podem influenciar a eliminação de corantes. A nova promessa se aplica apenas a produtos lácteos vendidos em supermercados e não a pequenas sorveterias.
Em 2024, os EUA produziram cerca de 1,3 bilhão de galões de sorvete, com o consumo médio anual de 19 libras por pessoa.