HOME FEEDBACK

Falha hidráulica adia missão da SpaceX à Estação Espacial

Falha em sistema hidráulico do foguete Falcon impede lançamento que substituiria astronautas da Nasa. Nova tentativa para a missão à Estação Espacial Internacional está programada para sexta-feira.

Missão da SpaceX à EEI adiada devido a um problema no lançador.

O lançamento estava agendado para 12 de março de 2025, com o objetivo de substituir dois astronautas da Nasa que estão em órbita há 9 meses.

A falha, relacionada a um sistema hidráulico crítico, ocorreu no Centro Espacial Kennedy da Nasa. Este sistema é essencial para a liberação de um dos braços que fixam o foguete à sua estrutura de suporte.

A decisão de cancelar o lançamento foi tomada com menos de uma hora para o fim da contagem regressiva. A próxima tentativa está prevista para, no mínimo, 14 de março de 2025.

A tripulação da missão inclui membros dos Estados Unidos, Japão e Rússia. Eles tinham a tarefa de substituir Butch Wilmore e Suni Williams, que estão na EEI desde junho de 2024.

A estadia prolongada se deu após a cápsula Starliner da Boeing enfrentar falhas em seu voo inaugural tripulado. A missão da Starliner, que deveria durar uma semana, foi abortada. A Nasa ordenou o retorno da cápsula à Terra sem tripulação e designou Wilmore e Williams para voltar pela SpaceX.

Leia mais em poder360