HOME FEEDBACK

Faltam relevância e traquejo diplomático para papa do Brasil, dizem especialistas

Especialistas apontam que as chances de um papa brasileiro emergirem do próximo conclave são mínimas. A falta de candidatos relevantes e a preferência por uma nova liderança geográfica tendem a favorecer cardeais de outras regiões.

Chances de um papa brasileiro no conclave: extremamente baixas. Atualmente, não há cardeais brasileiros nas listas de papáveis.

Contexto: Após a morte do papa argentino Francisco, o historiador Rodrigo Coppe Caldeira aponta que a escolha de mais um papa latino-americano é improvável, diminuindo as perspectivas para um brasileiro.

Fatores relevantes:

  • Brasileiros não têm influência na Cúria romana.
  • Faltam características como currículos robustos e diplomacia em um cenário geopolítico complexo.
  • O atual colégio cardinalício é diversificado, com 133 eleitores de 70 países, mas ainda com forte predominância europeia.

Histórico: Já houve especulação sobre cardeais brasileiros no passado, mas nenhum avançou para o conclave final. Dom Odilo Scherer e Dom Cláudio Hummes foram mencionados, mas não sucederam.

Atualidade: O Brasil tem oito cardeais, porém, a visibilidade internacional é limitada. Filipe Domingues observa que sempre pode ocorrer uma surpresa no conclave, mas a renúncia de Dom Odilo está prevista para 2026, o que diminui sua viabilidade.

Leia mais em folha