Fávaro é “completamente favorável” à reciprocidade ambiental
Ministro Carlos Fávaro declara apoio ao projeto que estabelece exigências ambientais recíprocas para importações. A medida visa combater práticas protecionistas e garantir condições justas para o agronegócio brasileiro.
Ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) declarou seu apoio total ao PL 2.088 de 2023, que trata da reciprocidade ambiental.
Durante audiência na CRA (Comissão de Agricultura e Reforma Agrária) do Senado, Fávaro afirmou que o projeto é prioridade para a bancada do agronegócio.
O texto, elaborado pelo senador Zequinha Marinho, permite que o Brasil exija as mesmas normas ambientais que outros países aplicam a produtos brasileiros.
Fávaro enfatizou: “É o melhor caminho para acabar com a retórica protecionista que domina no mundo”.
Marinho esclareceu que a reciprocidade ambiental visa “combater a hipocrisia de alguns parceiros comerciais” e ressalta que, no atual quadro de protecionismo, o projeto adquire nova relevância.
A senadora Tereza Cristina, relatora do projeto, ampliou o escopo para incluir sobretaxas dos EUA sobre exportações brasileiras.
O projeto permite ao Conselho Estratégico da Camex adotar contramedidas, como restrições a importações e suspensão de compromissos comerciais.