HOME FEEDBACK

Fazenda afirma que tarifas podem afetar comércio internacional e atividade no Brasil

Ministério da Fazenda avalia que tensões comerciais podem influenciar o crescimento econômico do Brasil. Apesar disso, novas oportunidades de negócios podem surgir com a mudança nas correntes de comércio global.

A Secretária de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda alertou nesta segunda-feira (19) que tensões comerciais e aumento da incerteza global podem impactar o crescimento no Brasil.

No Boletim Macrofiscal, divulgado pela pasta, a SPE afirma que tarifas podem afetar o comércio internacional, reduzindo a demanda por commodities e adiando decisões de investimento.

O documento também menciona que novas oportunidades de negócios podem surgir com a mudança nas correntes de comércio mundial, permitindo que o Brasil beneficie-se da substituição de importações americanas.

A SPE destaca que produtos brasileiros podem se tornar mais competitivos, uma vez que as tarifas de 10% propostas são inferiores às de outros países.

Entretanto, existem dúvidas sobre os resultados e impactos econômicos desse impasse tarifário, em meio à recente rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos pela Moody’s.

Esse cenário pode levar à desvalorização do dólar e à queda dos preços de títulos do governo americano.

Leia mais em valoreconomico