HOME FEEDBACK

Fazenda aumenta projeção de crescimento do PIB para 2,5% em 2025

Projeção de crescimento do PIB brasileiro é revista para 2,5%, superando expectativas do mercado. Desemprego atinge menor taxa histórica e consumo das famílias apresenta desempenho positivo, mesmo com juros altos.

A SPE (Secretaria de Política Econômica) do Ministério da Fazenda aumentou a projeção de crescimento do PIB do Brasil de 2,4% para 2,5%. Esta avaliação não inclui os impactos da elevação tributária nos EUA sobre produtos brasileiros.

A estimativa foi publicada no “Boletim Macrofiscal”, que apresenta perspectivas mais otimistas do governo Luiz Inácio Lula da Silva em comparação ao mercado financeiro. A mediana das projeções de economistas é de apenas 2,23% para 2023, enquanto o BC (Banco Central) prevê 2,1%.

A revisão para 2,5% se deve à resiliência do mercado de trabalho, com a taxa de desemprego caindo para 6,2%, o menor nível desde 2012. Há também um desempenho melhor do que o esperado no consumo das famílias.

O PIB agropecuário foi revisado para cima, especialmente por conta do aumento na produção de milho, café, algodão e arroz. Contudo, prevê-se uma desaceleração do PIB no 2º trimestre, de 1,4% para 0,6%.

A equipe econômica observa um aumento na atividade industrial e em serviços, mas aponta incertezas globais, como as políticas comerciais dos EUA, que geram risco fiscal e insegurança.

O relatório destaca que a sobretaxação de 50% dos produtos brasileiros nos EUA é de natureza política e deve impactar poucos setores em 2025.

Leia mais em poder360