Fechado por suspeita de gripe aviária, zoo de Brasília higieniza carros
Zoológico de Brasília adota medidas de segurança após morte de aves suspeitas de gripe aviária. Reabertura depende dos resultados das análises enviadas ao Ministério da Agricultura.
Zoológico de Brasília implementa protocolos rigorosos de segurança sanitária após a morte de duas aves, suspeita de gripe aviária. A atração foi fechada temporariamente em 28 de maio de 2025.
A administração explica que as aves eram de vida livre e não fazem parte do plantel do zoológico. Amostras foram enviadas ao Ministério da Agricultura e Pecuária, e a reabertura depende dos resultados.
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), comenta que “será uma crise mundial” e sugere que o Brasil não está imune, dada a sua localização como ponto de migração de aves.
O zoológico monitora a saúde de seus animais continuamente e não há outros casos suspeitos até o momento. Recentemente, o Brasil registrou seu 1º caso de gripe aviária em uma granja no Rio Grande do Sul, seguido por outros casos em Minas Gerais.
Autoridades comunicam que a gripe aviária não oferece risco à saúde humana através do consumo de carne ou ovos, embora possa ser fatal para aves e impactar a produção agropecuária.