HOME FEEDBACK

Fed contesta decisão de Trump e diz que Lisa Cook e diretores só podem ser afastados ‘por justa causa’

Fed defende a permanência de Lisa Cook após demissão anunciada por Trump, destacando que a decisão pode ser contestada judicialmente. A situação revela a crescente tensão entre a administração Trump e a independência do banco central americano.

Federal Reserve (Fed) contesta a demissão de Lisa Cook, diretora, anunciada pelo presidente Donald Trump.

Em nota, o Fed afirmou que diretores só podem ser afastados “por justa causa”. Cook planeja contestar a demissão na Justiça, e o Fed declara que ela permanece no cargo até a decisão judicial.

No dia 25, Trump anunciou através das redes sociais que demitiu Cook, citando acusações relacionadas a hipotecas e falta de confiança na economista, com efeito imediato.

O Fed rebateu, explicando que o Federal Reserve Act de 1913 estabelece mandatos fixos de 14 anos para diretores, garantindo a independência da política monetária.

A nota destacou que “mandatos prolongados e proteções contra demissões arbitrárias” são essenciais para a tomada de decisões baseadas em dados e interesses do povo americano.

O Fed informou que Cook, com seu advogado, buscará a Justiça para permanecer no cargo e que continuará suas funções, respeitando decisões judiciais.

Essa disputa ocorre em meio à crescente tensão entre a Casa Branca e o Fed, com Trump pressionando a instituição, que é independente, para reduzir a taxa básica de juros.

Leia mais em jovem-pan