HOME FEEDBACK

Fed deve manter juros enquanto conflito Israel x Irã e tarifa obscurecem perspectivas

Federal Reserve decidirá manter taxas inalteradas diante de incertezas econômicas. A pressão do presidente Trump por cortes nas taxas e o aumento da inflação estão no foco das discussões.

Federal Reserve deve manter taxa de juros inalterada nesta quarta-feira, avaliando sinais de arrefecimento da economia e riscos de inflação devido a tarifas de importação e crise no Oriente Médio.

O presidente Donald Trump expressou, antes da decisão, que não espera cortes de juros, mas acredita que a taxa deveria já ter sido reduzida em dois pontos. Trump também criticou o chair do Fed, Jerome Powell, chamando-o de “pessoa estúpida”.

Desde que a taxa foi fixada em 4,25% a 4,50% em dezembro, as perspectivas econômicas se tornaram incertas após mudanças na política comercial de Trump. Embora algumas tarifas tenham sido adiadas, a incerteza persiste.

Os preços do petróleo aumentaram após tensões entre Israel e Irã e dados revelaram que o setor imobiliário está em baixa, com início de construções caindo quase 10% em maio.

Perspectivas futuras:

  • Crescimento do PIB projetado para 1,3% em 2025.
  • Inflação fechando o ano em 3,1%.
  • Taxa de desemprego prevista para 4,3% até o final do ano.

Com riscos inflacionários e incertezas políticas, investidores esperam que o Fed mantenha a taxa atual pelos próximos meses. O Fed cortou juros três vezes em 2024.

A decisão do Fed e as projeções econômicas serão divulgadas às 15h (horário de Brasília) nesta quarta, com coletiva de imprensa de Powell meia hora depois.

As previsões reveladas em março indicavam a possibilidade de dois cortes de 0,25 ponto percentual até o final de 2025, alinhadas com as expectativas do mercado.

Leia mais em infomoney