Fed mantém juros inalterados nos EUA apesar da pressão de Trump
Fed mantém taxa de juros inalterada diante de incertezas econômicas e pressões externas. A decisão reflete a cautela do banco em aguardar dados mais claros antes de alterar sua política monetária.
Fed mantém taxa de juros: Nesta quarta-feira (7), o Federal Reserve decidiu manter a taxa de juros dos EUA na faixa de 4,25% a 4,50% pela terceira vez consecutiva, em meio à incerteza econômica causada pelas políticas tarifárias de Donald Trump.
A manutenção era esperada pelo mercado, uma vez que o Fed busca uma visão mais clara da economia antes de fazer movimentos na taxa de juros. O presidente do Fed, Jerome Powell, falará com jornalistas às 15h30 (horário de Brasília).
Na última reunião em março, o Fed já mencionou o aumento da incerteza nas perspectivas econômicas e diminuiu expectativas de crescimento do PIB, além de aumentar projeções de inflação.
A guerra comercial com a China e as tarifas de Trump continuam a gerar instabilidade. Dados econômicos recentes mostram uma criação de empregos robusta, mas o PIB caiu no primeiro trimestre.
A inflação, medida pelo índice PCE, desacelerou em março para 2,3%, levando Trump a pedir um corte nas taxas: "SEM INFLAÇÃO, O FED DEVE BAIXAR SUA TAXA!!!"
Investidores acreditam que os juros permanecerão na faixa atual até a próxima reunião do Fed em julho. Economistas preveem um possível afrouxamento da política monetária em 2025, mas há dúvidas sobre a necessidade de ação neste ano.
As tarifas de Trump têm potencial para impactar a inflação a longo prazo, e o Fed enfrenta um dilema: cortar taxas para evitar desaceleração econômica ou mantê-las altas para prevenir um novo surto de inflação.