HOME FEEDBACK

Ferroviários de São Paulo aprovam greve contra privatização da CPTM

Trabalhadores da CPTM se preparam para greve contra privatização de linhas ferroviárias em São Paulo. Mobilização inclui ato público e comissão de negociação com o governo estadual.

Greve dos ferroviários de São Paulo iniciará à meia-noite do dia 26, em resposta à privatização das linhas 11-coral, 12-safira e 13-jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O governo estadual planeja leiloar essas linhas na próxima semana, com um investimento estimado em R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos de concessão.

Além da paralisação, os trabalhadores formaram uma comissão de negociação e programaram um ato público para o dia 25, às 9h, na B3.

A liderança sindical afirmou que a greve persistirá até que o leilão seja cancelado. “Greve até o cancelamento do leilão: só paramos com garantia por escrito de Tarcísio (Freitas) de que o leilão foi cancelado”, declarou a direção do sindicato.

As linhas privatizadas são essenciais, conectando a região central da capital à zona leste e atendendo cidades como Mogi das Cruzes, Suzano e Guarulhos. Atualmente, servem mais de 4,6 milhões de usuários, com expectativa de crescer para 1,3 milhão de passageiros diários até 2040.

Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira

Leia mais em jovem-pan
B3