Fim da isenção do IR para LCI compromete acesso à casa própria, diz Abecip
Mudanças propostas pelo governo podem encarecer o acesso à habitação ao elevar custos das Letras de Crédito Imobiliário. A Associação alerta para os riscos que isso representa para o financiamento e o desenvolvimento do setor.
A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) alertou que o fim da isenção do Imposto de Renda sobre as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) pode afetar o financiamento de imóveis.
O comunicado foi emitido em resposta ao pacote de medidas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que propõe o fim da isenção sobre LCI e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) a partir de 2026.
A Abecip ressalta que as LCIs são essenciais na sustentação do mercado de crédito imobiliário, especialmente diante da redução dos volumes da caderneta de poupança. As LCIs têm sido uma alternativa robusta para manter um mix de taxas que viabilizem a aquisição da habitação.
Segundo a associação, qualquer aumento no custo das LCIs, como a perda da isenção do IR, pode elevar os custos da moradia e dificultar o acesso à casa própria.
A Abecip defende que um mercado imobiliário forte requer um financiamento estável e com condições atrativas, características que as LCIs oferecem.
Por fim, a entidade continua a colaborar com estudos e propostas ao governo para manter a atratividade das LCIs e assegurar o funcionamento do mercado de crédito imobiliário no Brasil.