HOME FEEDBACK

Fitch mantém rating ‘triplo A’ da Alemanha e vê espaço para aumento de gastos

A Fitch destaca a resiliência da economia germânica, que mantém nota AAA, mas alerta para desafios futuros. A previsão de crescimento é modesta, com a dívida pública aumentando nos próximos anos devido a despesas com defesa.

A Fitch Ratings reiterou nesta sexta (11) a nota soberana de longo prazo da Alemanha em AAA, com perspectiva estável.

Esse ranking é sustentado por:

  • Elevada renda per capita
  • Economia diversificada
  • Perfil institucional forte
  • Consistente superávit em conta corrente

A gestão fiscal conservadora e a posição como principal emissor da zona do euro também apoiam a avaliação.

Consequentemente, a maior economia da Europa possui flexibilidade financeira e enfrenta baixos custos de financiamento.

A Fitch prevê que a Alemanha terá espaço fiscal para acomodar o aumento de gastos com defesa do novo governo do chanceler Friedrich Merz. A dívida, segundo a projeção, crescerá de 62,5% do PIB em 2024 para 70,4% do PIB em 2029.

Embora o índice de dívida se compare favoravelmente à média da zona do euro de 87,4%, ele está acima da mediana de países classificados como ‘AAA’, que é de 39,4%.

A Fitch também projeta um crescimento econômico lento de 0,1% em 2025, devido a incertezas em relação às tarifas americanas. No entanto, um aumento nas despesas públicas pode elevar a expansão para uma média de 1,1% entre 2026 e 2027.

Segundo a análise, o principal risco a curto prazo vem de desdobramentos externos, enquanto os desafios a longo prazo, como custos energéticos e concorrência da China, exigirão reformas adicionais para aumentar o crescimento potencial.

Leia mais em infomoney