HOME FEEDBACK

Fitch vê quadro fiscal ‘desafiador’ nos EUA e projeta déficit elevado sem reformas

Fitch alerta para riscos fiscais nos EUA sem reformas significativas. Agência projeta déficits persistentes e aumento da dívida ao longo dos próximos anos.

A Fitch Ratings classifica as perspectivas fiscais dos Estados Unidos como “desafiadoras”, conforme relatório divulgado nesta quarta-feira.

A agência prevê que o déficit fiscal permaneça elevado, sem reformas significativas nas despesas durante o mandato do presidente Donald Trump.

Os grandes déficits fiscais, dívidas e encargos com juros afetam a classificação soberana do país, que é de ‘AA+’/Estável. A Fitch não vê mudanças na trajetória desde o rebaixamento da nota de crédito em agosto de 2023.

Projeções da Fitch:

  • Déficit fiscal geral do governo: 8% do PIB em 2024 para 7,1% em 2025.
  • Previsão de US$ 160 bilhões em receitas de tarifas alfandegárias.
  • Aumento do déficit para 7,6% do PIB em 2026 devido a cortes de impostos e crescimento econômico fraco.
  • Dívida atingirá 120% do PIB em 2026 e 135% em 2029.

A Fitch indica que medidas de redução de gastos propostas pelo Congresso criarão espaço nas contas públicas, com a expectativa de economia anual de US$ 150 bilhões por parte do Departamento de Eficiência (DOGE).

Entretanto, a agência ressalta que uma reforma significativa nos direitos obrigatórios será crucial para a sustentabilidade das finanças públicas a médio prazo.

Leia mais em infomoney