HOME FEEDBACK

Flávio Dino vota pela prisão de Zambelli e placar vai a 4 X 0

Ministro do STF Flávio Dino vota pela condenação de Carla Zambelli por perseguição armada a jornalista. Placar atual é de 4 a 0 pela pena e perda de mandato da deputada.

Ministro do STF Flávio Dino votou a favor da condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão, em regime semiaberto, e perda do mandato por perseguição armada ao jornalista Luan Araújo em outubro de 2022.

Dino afirmou que o porte de arma não autoriza a perseguição de pessoas e destacou que é inaceitável que um representante político ameace cidadãos. O placar no STF é de 4 a 0 pela condenação. O relator, Gilmar Mendes, e os ministros Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes acompanharam o voto de Dino.

O julgamento ocorre em plenário virtual e encerrará às 23h59 do dia 28.mar.2025. O incidente envolvendo Zambelli aconteceu na véspera do 2º turno das eleições, quando ela discutiu com um apoiador de Lula e o perseguiu armada.

Zambelli nega as acusações e afirma que não teve seu direito de defesa oral aceito. A defesa do jornalista diz que o voto de Gilmar Mendes apresenta os fatos com precisão. A PGR argumenta que a deputada abusou do uso da arma ao atacar o jornalista.

Zambelli se tornou ré no STF por 9 votos a 2 em agosto de 2023. Na época, dois ministros discordaram da abertura do processo, alegando que o caso deveria ser tratado pela Justiça de São Paulo.

O caso aconteceu um dia antes do 2º turno das eleições de 2022, vencido por Lula.

Leia mais em poder360