Fluxo reverso: Americanos migram para o México para fugir do Governo Trump
Americanos buscam refúgio no México devido a políticas e retórica de Trump. Crescente migração reflete insatisfação com a discriminação e a polarização nos Estados Unidos.
Motivos para viver no México: supressão de direitos, discriminação e cortes drásticos do governo sob Donald Trump.
A migração de americanos para o México aumentou durante a pandemia, totalizando um quinto dos cinco milhões de expatriados registrados em 2023 pela Association of Americans Resident Overseas.
Impactos do retorno de Trump: ao reassumir a presidência, Trump emitiu decretos reconhecendo apenas dois sexos e restringiu procedimentos de redesignação sexual para menores.
Tiffany Nicole, consultora tributária de 45 anos, decidiu não retornar a Chicago após a vitória de Trump, citando aumento da insegurança para pessoas negras.
A administração Trump eliminou programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), atacando o movimento Black Lives Matter.
Lee Jiménez, um instrutor de ioga de 38 anos, deixou os EUA em 2022, afirmando que o sonho americano acabou e elogiando a vida no México.
Oscar Gómez, um consultor de 55 anos, mudou-se para o México com seu cachorro após a vitória de Trump, buscando uma vida melhor, assim como seus pais fizeram ao imigrar.
Jessica James, que vive entre a Cidade do México e o Alasca, mencionou a polarização e o desânimo com o cenário político nos EUA como razões para seu desejo de se tornar cidadã mexicana.