FMI eleva projeção para o PIB do Brasil para 2,3% em 2025, após visita ao país
FMI atualiza previsão de crescimento do PIB brasileiro, elevando-a para 2,3% em 2025. No entanto, especialistas destacam riscos econômicos negativos devido à incerteza política global.
FMI eleva projeção do PIB do Brasil para 2025
A equipe do Fundo Monetário Internacional (FMI), liderada por Daniel Leigh, aumentou a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2,3% em 2025, de 2% em abril. A previsão anterior era de 2,2%.
Leigh alerta que os riscos para o crescimento são negativos devido à incerteza política global. Contudo, aponta que um sistema financeiro sólido, reservas cambiais adequadas e uma taxa de câmbio flexível sustentam a resiliência do Brasil.
A equipe conduziu discussões para a Consulta do Artigo IV de 2025 entre 20 de maio e 2 de junho. O grupo também prevê uma moderação no crescimento do PIB para 3,4% em 2024, citando condições financeiras apertadas e maior incerteza global.
A inflação, que se fortaleceu em 2024, deve atingir 5,2% até o fim de 2025, convergindo para 3% até 2027.
No médio prazo, o FMI espera recuperação do crescimento para 2,5%, impulsionada pela normalização da política monetária e pela reforma do IVA que aumenta a eficiência.
Leigh destaca a importância da implementação de reformas estruturais e da expansão da produção de hidrocarbonetos para elevar a perspectiva de crescimento.
As autoridades brasileiras estão em uma agenda de crescimento sustentável, com a reforma do IVA em andamento e discussões sobre a reforma do imposto de renda pessoal. O Brasil também fez progressos notáveis na redução do desmatamento.