França proíbe cigarro em praias, parques e perto de escolas
França proíbe consumo de cigarros em espaços públicos ao ar livre frequentados por crianças. A nova medida visa proteger a saúde infantil e entra em vigor em julho de 2025.
Governo francês anunciou que o consumo de cigarros será proibido em espaços públicos ao ar livre frequentados por crianças.
A proibição entra em vigor em 1º de julho de 2025, conforme divulgado pela ministra da Saúde, Catherine Vautrin, em entrevista ao Ouest-France.
A proibição abrange locais como:
- Praias
- Parques
- Jardins públicos
- Arredores de escolas
- Pontos de ônibus
- Instalações esportivas
Vautrin destacou que o objetivo é proteger crianças da exposição passiva à fumaça. Ela afirmou: “A liberdade de fumar termina onde começa o direito das crianças de respirar ar puro”.
A medida não se aplica a cigarros eletrônicos nem a terraços de cafés e restaurantes, que continuarão liberados para fumantes.
O descumprimento pode resultar em uma multa de até 135 euros (cerca de R$ 867).
A França já havia proibido o uso de cigarros em ambientes fechados em 2008, como restaurantes e casas noturnas. Os índices de tabagismo têm caído, sendo atualmente de 23,1% da população, o menor desde os anos 1990, segundo o Observatório Francês sobre Drogas e Tendências Aditivas.