HOME FEEDBACK

Frango em números: Brasil é o maior exportador mundial e China é maior cliente

Brasil registra seu primeiro caso de gripe aviária em granja comercial, levantando preocupações sobre a saúde avícola. O Ministério da Agricultura reafirma que não há risco para o consumo de carne de frango e ovos.

Brasil confirma 1º caso de gripe aviária em granja comercial

O Brasil, maior exportador de frangos do mundo, identificou, nesta quinta-feira (15), o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial. O caso foi registrado em Montenegro, Rio Grande do Sul.

O estado é o 3º maior produtor e exportador de carne de frango do país, abatendo 628 milhões de aves em 2024. As regiões que lideram são: Paraná e Santa Catarina.

Desde 2018, as exportações brasileiras de frango cresceram significativamente. Em 2024, o volume chegou a 5,295 milhões de toneladas. Os principais compradores incluem a China, Emirados Árabes e Japão.

No ranking mundial de produção, o Brasil ocupa o 3º lugar, com 14,972 milhões de toneladas, atrás dos EUA e China. Apesar das exportações, 64,64% da produção é consumida internamente.

Caso inédito: Este é o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) na avicultura comercial do Brasil. Casos anteriores ocorreram em aves silvestres e em criações de subsistência.

O vírus H5N1 circula desde 2006, principalmente na Ásia, África e Europa. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, comentou que a chegada do vírus em granjas era esperada.

Recentemente, os EUA enfrentaram contaminação que resultou na morte de centenas de milhares de aves, levando a um aumento nos preços dos ovos e à importação do Brasil.

Leia mais em globo