Fraude do INSS: como consultar desconto indevido no pagamento?
INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos em benefícios. O órgão já recebeu mais de 473 mil relatos de não reconhecimento de descontos e orienta sobre como solicitar devolução.
INSS inicia notificações a aposentados e pensionistas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar, em 13 de setembro, notificações para beneficiários com descontos em seus benefícios por associações. As mensagens são enviadas pelo aplicativo Meu INSS.
Para acessar as notificações:
- Baixar o aplicativo gratuitamente (IOS e Android).
- Criar uma conta com CPF, login e senha.
- Configurar notificações clicando no sininho no aplicativo.
As mensagens informam:
- Descontos: “Foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício...”
- Sem descontos: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício...”
Desde 14 de setembro, é possível consultar a entidade vinculada e informar se autorizou os descontos. Se não, o beneficiário pode solicitar a devolução pelo aplicativo, site ou telefone 135. Em um dia, 473,9 mil beneficiários informaram não reconhecer descontos.
O INSS destaca que o contato será feito apenas pelo Meu INSS, alertando sobre possíveis golpes. Para dúvidas, a central de teleatendimento está disponível pelo telefone 135.
A atual crise no INSS, resultado de fraudes desde os anos 1990, começou com a operação Sem Desconto em abril. A auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) revelou que a maioria dos descontos não foi autorizada pelos aposentados.
A operação cumpriu 211 mandados e envolveu medidas judiciais contra 11 entidades associativas. A crise levou à demissão do ministro Lupi e ao afastamento do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, após pressão do governo.