HOME FEEDBACK

Fraude do INSS supera debate nas redes sobre escala 6 X 1

Fraudes no INSS superam debate sobre jornada de trabalho nas redes sociais, segundo levantamento. A crise envolvendo a Previdência brasileira gerou um volume de interações muito maior do que as discussões sobre a escala 6 X 1.

Levantamento da Bites revela que fraudes no INSS estão gerando mais repercussão nas redes sociais do que o debate sobre o fim da escala 6 X 1, apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 30 de abril de 2025.

A fraude, que consiste em descontos indevidos e desvios de até R$ 6,5 bilhões, foi exposta em uma operação da Polícia Federal em 23 de abril. A situação se agravou após o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, admitir que recebeu informações prévias sobre as acusações.

No Dia do Trabalhador, em 1º de maio, ambos os temas tiveram engajamento semelhante nas redes. Contudo, no dia anterior, Lula afirmou que seu governo havia desmantelado o esquema criminoso e que aprofundaria o debate sobre a redução da jornada de trabalho.

Os dados mostraram que as menções sobre os descontos indevidos foram **6 vezes maiores** que as sobre a jornada de trabalho. No total, foram 2,49 milhões de menções à fraude e 378 mil ao Dia do Trabalho e à escala 6 X 1.

A crise dos descontos irregulares resultou em 22,6 milhões de interações, enquanto a pauta trabalhista teve apenas 6,62 milhões. O diretor-adjunto da Bites, André Eler, destacou a baixa repercussão na questão trabalhista em comparação ao escândalo do INSS, especialmente pela **atuação da oposição** nas redes sociais.

Leia mais em poder360