HOME FEEDBACK

Fraude do INSS supera debate nas redes sobre escala 6 X 1

Fraude no INSS ofusca debate sobre jornada de trabalho nas redes sociais. Levantamento indica que menções ao escândalo superaram em seis vezes as discussões sobre a escala 6 X 1 proposta por Lula.

Levantamento da Bites revela que as fraudes no INSS têm repercutido mais nas redes sociais do que o debate sobre o fim da escala 6 X 1, defendido pelo presidente Lula em pronunciamento em 30 de abril de 2025.

A fraude, descoberta em operação da Polícia Federal em 23 de abril, envolveu desvios de até R$ 6,5 bilhões de aposentadorias. A situação se intensificou após o ex-titular da Previdência, Carlos Lupi, admitir ter sido informado sobre as acusações antes da operação.

No 1º de maio, ambos os temas tiveram engajamento semelhante nas redes sociais. Durante seu pronunciamento, Lula declarou que seu governo desmantelou um esquema de cobranças indevidas e que irá “aprofundar” o debate sobre a redução da jornada de trabalho.

As menções aos descontos irregulares foram 6 vezes maiores que as relacionadas à proposta de diminuição da jornada. Segundo a Bites, 2,49 milhões de menções sobre o INSS e fraudes foram registradas, em contraste com 378 mil menções sobre o Dia do Trabalho e o fim da escala.

O engajamento foi igualmente desigual: a crise dos descontos irregulares gerou mais de 22,6 milhões de interações, enquanto a pauta trabalhista somou 6,62 milhões.

André Eler, diretor-adjunto da Bites, afirmou que, mesmo com a relevância do 1º de maio, a repercussão foi baixa, devido ao destaque da fraude do INSS, amplamente acompanhada online pela oposição.

Leia mais em poder360