HOME FEEDBACK

Fraude no INSS: 473,9 mil aposentados e pensionistas não reconheceram descontos

Beneficiários do INSS buscam reembolso após descobrimento de fraudes em descontos. Mais de 98% dos acessos são de pessoas que não reconhecem vínculo com associações.

INSS recebe 480.660 acessos de aposentados e pensionistas nesta quarta-feira (14) após denúncias de descontos indevidos em benefícios.

98,6% dos beneficiários que acessaram relataram “não reconhecer o vínculo” com as associações e solicitaram reembolso. Outros 6.720 notaram o desconto, mas não finalizaram o pedido.

Essa foi a primeira oportunidade oficial para que os beneficiários denunciassem fraudes identificadas pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União no mês passado.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, anunciou que 41 entidades foram contestadas. O INSS exigiu que essas instituições comprovem o vínculo com os beneficiários em até 15 dias úteis.

Se não conseguirem justificar os descontos, as entidades deverão devolver os valores cobrados indevidamente. O ressarcimento será feito pelo INSS, não diretamente ao segurado.

Waller enfatizou a necessidade de cautela: “Não informe nada a ninguém, não assine nada.” Ele garantiu que o INSS vai ampliar os canais de atendimento e que o prazo para solicitações não tem fim.

Nesta quarta, a seção de descontos associativos da plataforma “Meu INSS” foi acessada 1,6 milhão de vezes. Porém, 738 mil beneficiários verificaram sua situação e não encontraram cobranças.

Investigações indicam que algumas associações registraram beneficiários sem autorização, utilizando assinaturas falsas, gerando um desvio estimado de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Leia mais em jovem-pan