HOME FEEDBACK

Fraude no INSS: aposentados e pensionistas podem contestar valores descontados a partir de hoje; veja como fazer

A partir de hoje, aposentados e pensionistas do INSS podem contestar descontos indevidos em seus benefícios. O prazo para as associações apresentarem comprovações de autorização é de 15 dias úteis.

Aposentados e pensionistas do INSS poderão, a partir de quarta-feira (14), informar quais associações fizeram descontos indevidos em seus benefícios. Essa informação pode ser enviada pelo app Meu INSS ou pela Central de Atendimento, telefone 135.

Caso não tenham autorizado a cobrança, os beneficiários devem solicitar a devolução dos valores. As associações contestadas têm 15 dias úteis para apresentar documentação que comprove a autorização do desconto.

Se não comprovarem, devem ressarcir os valores ao INSS, que, por sua vez, realizará o depósito na conta do beneficiário.

O INSS notificou nove milhões de aposentados sobre débitos indevidos a partir de terça-feira (13), como parte da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema de fraudes que pode ultrapassar R$ 6,3 bilhões.

Os beneficiários podem verificar o histórico de descontos pelo aplicativo "Meu INSS" ou pelo telefone 135. Para solicitar o ressarcimento, devem acessar o serviço para Consultar Descontos de Entidades Associativas.

As entidades suspeitas incluem a AMBEC, SINDNAPI/FS, entre outras. No caso de débitos, a solicitação de exclusão dos descontos também pode ser feita pelo aplicativo ou telefone.

Leia mais em valorinveste