HOME FEEDBACK

Fraude no INSS: Em um dia, 473,9 mil aposentados e pensionistas informaram não reconhecer desconto

Governo recebe quase 98,6% de contestações sobre descontos em benefícios de aposentados e pensionistas. INSS alerta que entidades não reconhecidas terão 15 dias para justificar os débitos ou enfrentarão ressarcimento.

INSS noticia contestação de descontos por associações

Em coletiva nesta quarta-feira, 14, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou que, até as 16 horas, 473.940 aposentados e pensionistas não reconheceram descontos em seus benefícios, o que representa 98,6% dos pedidos recebidos no primeiro dia de contestação.

Cerca de 41 associações não foram reconhecidas e estão sendo notificadas formalmente. Se não devolverem os valores em 15 dias úteis, o governo avaliará o prejuízo e decidirá sobre possíveis ações com o Tesouro Nacional.

No total, 9,4 milhões de pessoas foram notificadas sobre descontos. O órgão disponibilizou canais de atendimento pelo Meu INSS e telefone 135 para consultas sobre as associações responsáveis.

Os beneficiários que discordarem dos descontos devem informar que não autorizaram os mesmos. O sistema gerará uma cobrança à associação que terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo. Caso não haja autorização, o reembolso será garantido.

Waller reafirmou que não há prazo para finalizar as notificações e que todos serão ressarcidos o mais breve possível, sem necessidade de urgência. Mais de R$ 1 bilhão de recursos das associações estão paralisados e a AGU solicitou o bloqueio de R$ 2,56 bilhões.

Ele ainda destacou que os cálculos diários dos descontos reconhecidos não serão divulgados até que o processo de reclamação esteja consolidado.

Leia mais em estadao