HOME FEEDBACK

Fraude no INSS: governo se reúne reunião para discutir como devolver valores desviados

AGU se reúne para discutir reparação de fraudes em benefícios do INSS. Grupo também avaliará formas de reforçar controle sobre descontos autorizados em aposentadorias e pensões.

A Advocacia-Geral da União (AGU) realiza nesta sexta-feira uma nova reunião do grupo que discute a reparação de fraudes em aposentadorias e pensões do INSS. A primeira reunião ocorreu na segunda-feira.

No pronunciamento de quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou a AGU a processar as associações envolvidas no esquema de cobranças ilegais:

“Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas.”

Durante o primeiro encontro, o ministro da AGU, Jorge Messias, afirmou que o órgão não medirá esforços para promover a recuperação dos valores:

“Os aposentados, os pensionistas e o INSS foram vítimas deste esquema fraudulento.”

Além do ressarcimento, o grupo discutirá o reforço dos mecanismos de controle sobre os descontos nos benefícios do INSS.

Na quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu que o governo ainda não sabe como realizar a devolução dos valores desviados.

O desvio de benefícios, que pode alcançar até R$ 6,3 bilhões, é investigado pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU).

As vítimas dessa fraude tiveram descontos não autorizados. A PF revelou que ex-diretores e associados receberam mais de R$ 17 milhões em transferências de intermediários das associações.

Leia mais em o-globo