HOME FEEDBACK

Fraude no INSS: Mais de 400 mil pessoas disseram não reconhecer descontos, diz presidente do Instituto

Grande maioria dos segurados não reconhece descontos do INSS, que pode levar a ressarcimentos. Presidente do Instituto alerta sobre cuidados que os cidadãos devem ter para evitar fraudes.

Quase 474 mil pessoas não reconhecem descontos em contracheques do INSS, segundo informações do novo presidente, Gilberto Waller Júnior.

Até às 16h de hoje, 473.940 pessoas relataram não reconhecer os valores descontados. Apenas 6.720 reconheceram a legalidade dos descontos, representando 1,4% dos 480.660 pedidos abertos.

O presidente informou que, ao não reconhecer o vínculo, o INSS intima a entidade envolvida a apresentar a comprovação da regularidade em um prazo de 15 dias úteis. Se não houver a documentação, deve ser feito o ressarcimento com correção do IPCA.

O pagamento do ressarcimento será enviado ao Tesouro, e não à conta do segurado. "Esse pagamento não vai para a conta do segurado", enfatizou Júnior. Ele também alertou que os afetados não devem fornecer dados ou assinar documentos.

A apresentação dessas informações ocorreu em uma entrevista coletiva, que contou com a presença do presidente da Dataprev, Rodrigo Assunção. No total, 41 entidades foram mencionadas pelos segurados.

Quem custeará o ressarcimento? De acordo com Júnior, a intenção é que o pagamento seja efetuado pelos fraudadores responsáveis pelos danos aos beneficiários. "Depois de verificado quantas pessoas, qual valor a ser pago, iremos verificar de onde sairá o dinheiro", finalizou.

Leia mais em valorinveste