Fraudes com cartões recuam 18% em 2024
Queda nas fraudes com cartões reflete a eficácia das novas medidas implementadas pela Abecs. O sistema de gestão unificada e monitoramento intensivo contribuíram para a redução significativa nos índices.
Fraudes com cartões caem 18% em 2024, segundo a Abecs, considerando o valor dos golpes. No número de fraudes, a redução foi de 34,6%.
Os dados da Abecs, que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento, mostram que o índice de fraudes no cartão é inferior ao do Pix:
- Índice em valor: 2,6 pontos-base no Pix vs. 1,0 ponto-base no cartão.
- Número de transações: 15 pb no Pix vs. 4 pb no cartão.
A Abecs afirma que, em transações presenciais, o índice de fraudes com cartões é mínimo, registrado em apenas 1 pb para valores e 4 fraudes a cada 100 mil transações, ou seja, 0,00004%.
No ano passado, a Abecs implementou um sistema de gestão unificada de fraudes e iniciou um projeto piloto com o monitoramento de páginas da internet e o uso de clientes ocultos para avaliar lojas.
Em outubro, foi criada uma base centralizada de dados sobre fraudes, com adesão à uma watchlist de lojas suspeitas disponível em janeiro. O projeto já identificou várias irregularidades, como saques indevidos e pagamentos proibidos em apostas.
Giancarlo Greco, presidente da Abecs, afirmou: "Estamos promovendo a maior iniciativa de combate a fraudes que a indústria já adotou."