Fraudes do INSS afetam imagem do governo, diz Lula a podcast
Lula admite que denúncias de fraudes no INSS impactaram sua popularidade, mas atribui as irregularidades à gestão anterior. Em entrevista, o presidente reforça a importância de esclarecer os fatos e discute sua parceria com Alckmin e possíveis planos para reeleição.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que as denúncias de fraudes no INSS impactaram a popularidade de seu governo, conforme pesquisas recentes.
Lula reconhece que as irregularidades foram descobertas em sua gestão, mas originadas na administração anterior. Ele declarou: “Pesquisa é uma fotografia do momento”, e prometeu entregar resultados até o segundo semestre deste ano.
A declaração foi feita em entrevista ao podcast “Mano a Mano”, apresentado por Mano Brown. Duas pesquisas, do Datafolha e Ipsos-Ipec, revelam uma avaliação negativa da administração: 40% a consideram ruim ou péssima, e 28% como ótima ou boa.
Lula explicou que, quando surgem denúncias de corrupção, as pessoas associam ao seu governo, mesmo que as irregularidades tenham raízes no governo anterior. Ele destacou o papel da Controladoria Geral da União e da Polícia Federal na descoberta do esquema.
O presidente elogiou seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), por seu trabalho no Ministério do Desenvolvimento, e afirmou que sua escolha foi estratégica para evitar um cenário similar ao impeachment de Dilma Rousseff.
Lula comparou a situação do Brasil sob Jair Bolsonaro à destruição na Faixa de Gaza, definindo o país como “semidestruído” ao reassumir o cargo.
Sobre uma possível reeleição em 2026, disse que isso não depende apenas dele, mas se for candidato, será para ganhar. Ele destacou que a extrema direita terá que trabalhar muito para vencê-lo.