HOME FEEDBACK

Frente do agro espera recorde de invasões do MST em abril

Deputado critica aproximação do governo com o MST e alerta sobre os desafios do Plano Safra 2025/2026. Lupion defende diálogo com o agronegócio e expressa preocupação com a falta de apoio fiscal para o setor.

Deputado Pedro Lupion (PP-PR) alerta para um “Abril Vermelho recorde” em 2025, em reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) em Brasília.

O “Abril Vermelho” é uma mobilização anual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que remete ao massacre de Eldorado do Carajás em 17 de abril de 1996. Em 2024, houveram 31 ocupações por todo o Brasil.

Lupion criticou a relação do governo federal com o MST, sugerindo que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria dialogar com representantes do agronegócio, não com "invasores".

Ele também desvalorizou a produção agropecuária nos assentamentos do MST, questionando a eficácia na redução de preços e no abastecimento dos mercados.

O deputado expressou preocupações sobre o Plano Safra 2025/2026, destacando a necessidade de mais recursos para equalização de juros, argumentando que o setor pode enfrentar dificuldades sem um orçamento adequado.

Lupion enfatizou a falta de espaço fiscal para igualar a taxa Selic de 15% e pediu auxílio do Executivo, reforçando que “o Legislativo não pode resolver isso sozinho”.

Recentemente, ele destacou que a principal interação do setor com o governo tem sido através da Fazenda e da Casa Civil, relegando o Ministério da Agricultura a um papel secundário.

Leia mais em poder360