Friedrich Merz é eleito chanceler da Alemanha em 2ª votação
Friedrich Merz assume o cargo de chanceler após uma votação decisiva que marca uma mudança no cenário político da Alemanha. O líder do CDU enfrenta desafios à frente com uma coalização governista frágil e forte oposição.
Friedrich Merz, líder do CDU (União Democrática Cristã, centro-direita), foi eleito chanceler da Alemanha nesta terça-feira, 6 de maio de 2025.
Merz obteve 325 votos, superando os 316 necessários na 2ª votação.
Esse resultado é considerado uma virada histórica, pois na 1ª votação, realizada pela manhã, ele não alcançou os votos suficientes.
Após ser questionado pela líder do Parlamento, Julia Klockner, Merz declarou: “Senhora presidente, agradeço sua confiança e aceito a eleição”.
O CDU conquistou a maioria dos votos na eleição parlamentar de 23 de fevereiro, o que possibilitou a indicação para o cargo de primeiro-ministro.
Merz agora lidera uma frágil coalização com o CSU (União Social-Cristã, centro-direita) e o SPD (Partido Social-Democrata, centro-esquerda), totalizando 328 assentos no Legislativo.
Os partidos de oposição, AfD (direita) e Esquerda, se opuseram à sua nomeação.
O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier (SPD), formalizou a nomeação de Merz como novo primeiro-ministro, cargo que ocupará até a próxima eleição parlamentar em outubro de 2029. Até então, Olaf Scholz (SPD) atuava interinamente.