‘FT’: Eduardo Bolsonaro prevê novas sanções dos EUA por julgamento de Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro busca apoio dos EUA para sanções ao STF em defesa do pai. Deputado planeja estender campanha para o Parlamento Europeu.
Eduardo Bolsonaro, deputado federal (PL-SP), declarou em entrevista ao Financial Times que os Estados Unidos devem aumentar a pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil.
Ele propõe novas sanções a ministros que não finalizem o julgamento de seu pai, Jair Bolsonaro (PL), acusado de suposta coordenação de um golpe de Estado.
Eduardo está liderando um esforço em Washington para que os EUA adotem medidas contra a corte brasileira, a fim de evitar a prisão do ex-presidente.
Segundo ele, Trump possui “uma série de possibilidades”, incluindo:
- sanções adicionais a autoridades brasileiras;
- revogação de vistos;
- questões tarifárias.
Ele menciona que o governo americano já sancionou o ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo processo, e afirma que “Moraes queimou todas as suas opções”.
Eduardo aponta ainda para possíveis retaliações, como sanções à esposa de Moraes e revogação de vistos a seus aliados.
Ele também planeja levar a questão à Europa, buscando apoio para sanções contra a corte brasileira no Parlamento Europeu.
A pesar de críticas, Eduardo defende que sua atuação visa “salvar a democracia” e está ciente de possíveis reações adversas de grupos de esquerda.