Fumaça branca ou preta? Saiba qual revela se o papa foi escolhido
Cardeais se reúnem na Capela Sistina para escolher o novo líder da Igreja Católica. O processo de votação prevê diferentes sinalizações por meio da fumaça que sairá da chaminé, indicando o sucesso ou fracasso da eleição.
A votação para a escolha do novo papa começa nesta quarta-feira (7), à tarde (horário de Brasília), no Vaticano, durante um processo chamado Conclave.
Esse evento ocorre após a morte ou renúncia do pontífice, e participam dele cardeais com menos de 80 anos. Esses cardeais permanecem isolados na Capela Sistina até elegerem o próximo papa.
Para a escolha ser validada, o candidato precisa receber dois terços dos votos. Se não houver consenso, uma nova votação é realizada. Caso cheguem à 33ª ou 34ª votação sem um vencedor, um segundo turno é organizado entre os dois candidatos mais votados, mantendo a exigência de maioria qualificada.
O Vaticano instalou uma chaminé na Capela Sistina para informar o público sobre o andamento do Conclave. A fumaça tem dois significados:
- Fumaça preta: Indica que o novo papa não foi escolhido, pois o candidato não atingiu os votos necessários. Essa coloração é obtida da queima de cédulas com perclorato de potássio, antraceno e enxofre.
- Fumaça branca: Indica que um novo papa foi escolhido. O candidato aceitou a função e vestiu o Anel do Pescador, além do manto branco. A coloração é resultado da queima de clorato de potássio, lactose, e resina de clorofórmio.
Estagiário sob supervisão de Diogo Max