Funcionários e ex-funcionários da Caixa são alvos de operação da PF
Operação visa desmantelar esquema de fraudes no INSS envolvendo ex-funcionários da Caixa. Justificação inclui a concessão indevida de benefícios e movimentações fraudulentas de valores.
Operação Recupera, da Polícia Federal (PF), foi deflagrada na manhã de quarta-feira (13) para combater uma organização criminosa atuando em fraudes contra o INSS.
Integrantes da quadrilha incluem funcionários e ex-funcionários da Caixa. As fraudes começaram em 2018, envolvendo a concessão indevida de benefícios por meio de dados falsos nos sistemas do banco.
As investigações revelaram:
- Comprovações de vida fraudulentas de pessoas fictícias ou falecidas;
- Emissão de segundas vias de cartões de beneficiários inexistentes;
- Pagamentos irregulares;
- Utilização de documentos adulterados para habilitar benefícios.
A PF informou que, mesmo após a demissão dos envolvidos em 2022, o esquema continuou, com suspeitos delegando a terceiros o saque de pelo menos 17 benefícios fraudulentos.
A operação conta com o apoio do Ministério Público Federal e da Caixa, cumprindo seis mandados de busca e apreensão, além de bloquear ativos no valor estimado de R$ 3 milhões. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal e executadas no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.
Os investigados poderão ser processados por organização criminosa e peculato eletrônico. A PF informou que as ações vão continuar para identificar outros envolvidos e recuperar os ativos desviados.
Com informações da Agência Brasil
Publicado por Nícolas Robert