HOME FEEDBACK

Fundação Gates retira apoio financeiro a rede de projetos ligada a democratas, que virou foco de trumpistas

Fundação Gates encerra parceria com Arabella Advisors após pressões políticas. Mudança visa estabelecer relações diretas com beneficiários de subsídios e evitar intervenções políticas.

A Fundação Gates, a maior entidade filantrópica dos EUA, interrompeu apoio a uma rede sem fins lucrativos ligada ao Partido Democrata, criticada por conservadores.

A decisão, tomada no fim de junho, afeta fundos administrados pela Arabella Advisors, empresa alvo de críticos da direita, segundo comunicado interno obtido pelo The New York Times.

A medida causou inquietação no mundo filantrópico progressista, com algumas organizações buscando se afastar da Arabella para manter boas relações com a Fundação Gates, que prioriza iniciativas de saúde.

A Fundação Gates distribuiu cerca de US$ 450 milhões em 16 anos a fundos da Arabella. O comunicado interno menciona um desejo de interação direta com beneficiários e redução do uso de intermediários.

Nos últimos anos, a Arabella enfrentou críticas de grupos conservadores por seu financiamento a causas progressistas, principalmente com o retorno de Donald Trump à política. Gates tem tentado proteger sua fundação de pressões políticas, reduzindo o foco em iniciativas de diversidade que Trump descarta.

A fundação afirmou que a decisão de cortar laços com a Arabella foi “uma decisão de negócios que reflete nossas avaliações estratégicas regulares de parcerias e modelos operacionais”.

Leia mais em o-globo