Futuros em NY caem e ações na Europa sobem com conflito Israel-Irã no radar
Mercados reagem a declarações da Casa Branca sobre possíveis tensões no Oriente Médio. Enquanto isso, a Europa observa uma leve recuperação, enquanto os investidores analisam o cenário econômico global.
Ações europeias subiram e o dólar recuou levemente, enquanto os preços do petróleo caíram após a Casa Branca minimizar especulações sobre um possível ataque dos EUA ao Irã.
O índice Stoxx Europe 600 interrompeu uma sequência de três quedas, mas ainda está a caminho de registrar sua primeira queda semanal desde abril.
Os futuros do S&P 500 caíram após perdas de 0,9% na quinta-feira (19), devido ao feriado de Juneteenth. Os preços do petróleo tipo Brent recuaram, enquanto os títulos do Tesouro americano permaneceram estáveis e o índice do dólar apresentou queda.
Nos EUA, a Casa Branca informou que o presidente Donald Trump decidirá sobre o Irã em até duas semanas, com a possibilidade de um acordo negociado. Israel atacou mais instalações nucleares do Irã e ameaçou derrubar a liderança de Teerã.
Michael Brown, da Pepperstone Group, comentou: “Alguma redução de risco e o fechamento de posições parece provável ao longo do dia”.
Destaques da manhã de sexta-feira (20 de junho):
- Hub de IA de US$ 1 trilhão: Masayoshi Son, do SoftBank, planeja um complexo industrial no Arizona para robôs e IA, em parceria com a TSMC e o governo Trump.
- Espanha pode rachar OTAN: O primeiro-ministro Pedro Sanchez se opôs ao pedido de Trump para que países europeus gastem 5% do PIB em defesa.
- Apollo mira usina nuclear: A gigante de ativos alternativos pode financiar a usina Hinkley Point C no Reino Unido, com 5 bilhões de euros em dívida e equity.
Veja os indicadores dos mercados globais nesta manhã de sexta-feira, 20 de junho de 2025. Assine a newsletter matinal Breakfast para se manter informado sobre negócios e finanças.
-- Com informações da Bloomberg News.
Veja mais em bloomberg.com