G7 declara ‘apoio inabalável’ à Ucrânia e ameaça Rússia com sanções caso não aceite a proposta de cessar-fogo
G7 reforça compromisso com a Ucrânia e pressiona Rússia por trégua. O grupo avisa sobre possíveis sanções em resposta à recusa de Moscou em aceitar o cessar-fogo proposto pelos EUA.
G7 apoia Ucrânia com sanções à Rússia
O G7 expressou seu apoio inabalável à Ucrânia nesta sexta-feira (14) e ameaçou a Rússia com sanções caso não aceite a proposta de trégua dos EUA.
A declaração foi feita após a reunião de ministros das Relações Exteriores no Canadá, onde o grupo pediu acordos de segurança para evitar a agressão russa.
Os membros do G7 ressaltaram:
- Reafirmação do apoio à Ucrânia na defesa de sua integridade territorial.
- Apoio à proposta de cessar-fogo dos EUA, que é respaldada pelos ucranianos.
- Possibilidade de novas sanções à Rússia se o cessar-fogo não for alcançado.
A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Melanie Joly, destacou que agora "a bola está com a Rússia".
A unidade do G7 foi desafiada pela reaproximação de Donald Trump com a Rússia, desde que voltou ao poder, e pela pressão sobre a Ucrânia, invadida em 2022.
Diplomaticamente, na última terça-feira, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, se reuniu com autoridades ucranianas e Kiev aceitou uma proposta de cessar-fogo de 30 dias.
O Kremlin informou que Putin enviou uma mensagem a Trump sobre a trégua, com interesse em novas conversas sobre o assunto. Trump comentou sobre "negociações muito boas" com o presidente russo e mencionou uma "boa chance" de que a guerra chegue ao fim.
*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira