HOME FEEDBACK

G7 quer isentar multinacionais dos EUA de imposto mínimo global

G7 isenta empresas americanas do imposto mínimo global, favorecendo governo Trump. O acordo, que deve proporcionar maior estabilidade fiscal, foi influenciado por mudanças na legislação fiscal dos EUA ainda em discussão no Congresso.

G7 isenta empresas multinacionais dos EUA de imposto mínimo global

No último sábado (28), as nações do G7 anunciaram que concordaram em isentar empresas multinacionais dos Estados Unidos do imposto mínimo global. Esta decisão é uma vitória para o governo do presidente Donald Trump, que pressionou fortemente por esse compromisso.

O acordo permitirá que as empresas americanas sejam tributadas apenas no país de origem, tanto pelos lucros nacionais quanto pelos estrangeiros, segundo comunicado do G7, presidido pelo Canadá.

A solução foi influenciada pelas mudanças fiscais propostas nos EUA, que estão em debate no Congresso. O texto afirma que esse sistema poderia proporcionar maior estabilidade e certeza no sistema fiscal internacional.

Em 2021, quase 140 países chegaram a um acordo para tributar empresas multinacionais, estabelecendo uma alíquota mínima de 15% sob a coordenação da OCDE. O G7 aguarda uma solução aceitável e aplicável para todos.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, expressou confiança na formação de um acordo que defenda os interesses americanos.

Bessent também pediu que legisladores retirem uma cláusula da legislação de Trump que impõe tributos a empresas estrangeiras, temendo que isso limite o investimento internacional nos EUA.

Leia mais em exame