HOME FEEDBACK

Galípolo nega ter orientações de Sidônio na comunicação do BC

Galípolo reafirma a autonomia do Banco Central e discute estratégias de comunicação. Mudança nas chaves do Pix e expectativa de inflação são temas centrais da apresentação.

Presidente do BC, Gabriel Galípolo, negou nesta 5ª feira (27.mar.2025) qualquer orientação do ministro da Secom, Sidônio Palmeira, sobre comunicação com a sociedade.

Galípolo enfatizou a autonomia do Banco Central em suas estratégias. Ele afirmou que Sidônio é um dos ministros mais preocupados com essa autonomia, e comentou sobre a falta de sugestões diretas dele para a comunicação do BC, apenas mencionando ideias de trilhas sonoras.

O presidente do BC também divulgou um vídeo sobre mudanças no Pix, que entrarão em vigor em abril, cancelando chaves não vinculadas a pessoas ou empresas reais, impactando 8 milhões de pessoas.

Na apresentação do Relatório de Política Monetária, Galípolo reduziu a projeção de crescimento do PIB para 1,9% em 2025. O BC considerou a desaceleração econômica necessária para atingir a meta de inflação de 3%, com intervalo de 1,5% a 4,5%.

Em fevereiro, o IPCA foi de 5,06%, com previsão de aumentar para 5,6% em março e ficar em torno de 5,5% nos próximos meses.

Na última reunião do Copom, a Selic foi elevada para 14,25% ao ano, com sinalização de aumento em menor magnitude na próxima reunião em maio.

Leia mais em poder360