Gás natural impulsiona lucros do setor de energia europeu
Analistas do Barclays preveem aumento de 30% nos lucros do setor de energia europeu no 1° trimestre de 2025, impulsionado por altos preços do gás natural. O fortalecimento dos lucros é atribuído a reduções de estoques e uma base de custos sazonalmente mais baixa.
Preços altos de gás natural devem impulsionar resultados do setor de energia europeu no 1° trimestre de 2025, segundo analistas do Barclays.
No dia 2 de abril, os especialistas liderados por Lydia Rainforth preveem que o lucro líquido das empresas do setor irá crescer cerca de 30% em relação ao trimestre anterior, mesmo com os preços do Brent estáveis.
Os analistas comentam que a expectativa de uma nova oferta não-Opep e cortes da Opep+ não se sustentou, levando a um mercado mais apertado.
O aumento nos lucros reflete fortes preços de gás natural e uma maior contribuição no trading, devido à volatilidade do mercado.
Os lucros da unidade upstream devem crescer 12% em base trimestral, marcando o 1° aumento em 5 trimestres, em parte por uma redução de custos.
O setor deverá gerar fluxo de caixa livre excedente em 2025, segundo as estimativas.
Os analistas estimam um preço de equilíbrio de caixa de US$ 46 por barril para cobrir capex e dividendos, impulsionado por uma redução sazonal de capex.
A prioridade tem sido a disciplina financeira e o retorno aos acionistas nas atualizações de mercado de capitais.
Empresas como BP, Equinor e Shell devem reportar forte crescimento sequencial, segundo os analistas.
Fonte: Investing.com Brasil