Genial/Quaest: 31% dizem que o governo Lula é o principal responsável pela fraude no INSS
Pesquisa revela que 31% dos brasileiros responsabilizam o governo Lula pela fraude do INSS, enquanto 82% estão cientes do escândalo. Opiniões divergem sobre a prioridade de devolver os valores aos aposentados e a necessidade de uma CPI.
A pesquisa Genial/Quaest revelou a percepção dos brasileiros sobre a responsabilidade pela fraude do INSS durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com os dados:
- 31% acreditam que o governo Lula é responsável pela fraude;
- 14% apontam o INSS como culpado;
- 8% citam as entidades que fraudaram as assinaturas dos aposentados;
- 8% responsabilizam o governo Bolsonaro pela crise.
A fraude começou em 2019, durante o mandato de Jair Bolsonaro. Apenas 1% culpou os aposentados por não conferirem os descontos, e 26% não souberam ou não responderam.
Segundo Felipe Nunes, a crise dos descontos indevidos afetou a popularidade de Lula, apesar da percepção positiva da economia.
Cerca de 82% dos entrevistados conhecem o escândalo, enquanto 18% não têm conhecimento. Para 52%, a prioridade do governo deve ser devolver o dinheiro bloqueando recursos das entidades investigadas; 41% acham que deve ser devolvido mesmo utilizando recursos públicos.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS é considerada importante por 50%, enquanto 41% acreditam que a investigação da Polícia Federal é suficiente, considerando a proposta da CPI uma estratégia da oposição para desgastar o governo.