Genial/Quaest: Tarcísio tem 43% das intenções de voto em SP para 2026 e Alckmin, 21%
Tarcísio de Freitas lidera as intenções de voto com 43%, seguido por Geraldo Alckmin com 21%. A pesquisa revela uma aprovação estável do governador paulista, com 60% dos entrevistas considerando sua gestão positiva.
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), segue na liderança para as eleições de 2026, com 43% das intenções de voto, segundo pesquisa Genial/Quaest.
Em segundo lugar está Geraldo Alckmin (PSB), com 21%. A deputada Erika Hilton (Psol) aparece em terceiro com 8%, seguida por Paulo Serra (PSDB) com 3% e Felipe D'Avila (Novo) com 2%.
7% dos entrevistados estão indecisos e 16% não votarão, anularão ou votarão em branco. A pesquisa foi realizada entre 13 e 17 de agosto, com uma amostra de 1.644 eleitores e margem de erro de 2 pontos percentuais.
Tarcísio tem declarado que sua prioridade é a reeleição, mas pode considerar concorrer à presidência, dependendo do aval de Jair Bolsonaro. 56% dos eleitores acreditam que ele merece ser reeleito, enquanto 36% discordam.
Ele se destaca entre homens (48%), eleitores acima de 51 anos (49%) e quem ganha mais de cinco salários mínimos (45%). A pesquisa de agosto não permite comparações diretas com o levantamento de fevereiro.
A aprovação do trabalho de Tarcísio está em 60%, enquanto a desaprovação subiu para 29%. Infraestrutura e mobilidade são as áreas mais bem avaliadas, com 49% de aprovação, enquanto segurança teve 36% de avaliação negativa.
A atuação de Tarcísio nas tarifas anunciadas por Trump foi avaliada positivamente por 42% e negativamente por 39%. Para 59% dos paulistas, o presidente Lula teve uma atuação "mal" na questão, enquanto 58% consideraram ruim a atuação de Bolsonaro.
Quando questionados sobre o próximo governador, 59% preferem um candidato "independente", contra 23% que desejam um aliado de Bolsonaro e 17% de Lula.