Gestora com participação no NYT quer aumento do uso de IA para impulsionar lucro do jornal
Fivespan Partners, recém-fundada por ex-executivos da ValueAct, busca implementar inteligência artificial no New York Times. A gestora acredita que essa tecnologia pode dobrar o potencial de receita e lucro da empresa de mídia.
Investidores ativistas adquiriram participação no New York Times por meio da Fivespan Partners, nova gestora fundada por Dylan Haggart e Sarah Coyne.
A Fivespan está pressionando a empresa a utilizar inteligência artificial para ampliar sua base de assinantes. A carta da gestora, vista pela Bloomberg, afirma que a IA pode dobrar o potencial de receita e lucro do Times.
Segundo a Fivespan, o Times pode:
- Ampliar o alcance internacional com traduções de texto e áudio de baixo custo;
- Desenvolver "paywalls dinâmicos" e preços otimizados;
- Oferecer vídeos baratos para aumentar a receita por usuário.
Fivespan mantém conversas privadas com a companhia sobre essas estratégias. O tamanho da participação ainda não foi confirmada.
A empresa acredita que a IA representa uma oportunidade de transformação semelhante ao que foi feito com pacotes de jogos e receitas culinárias.
O Times reportou 230 mil novos assinantes digitais no segundo trimestre, uma queda em relação ao período anterior. Agora soma 11,9 milhões de assinantes.
A companhia também firmou um acordo com a Amazon relacionado à IA generativa. Contudo, está processando a Microsoft e a OpenAI por uso indevido de seu conteúdo.
As ações do Times caíram 0,17%, fechando a US$ 59,74, com um valor de mercado de US$ 9,7 bilhões.