Gilmar diz que apoio a Moraes é inquestionável e critica sanções dos EUA
Gilmar Mendes defende Alexandre de Moraes e critica sanções dos EUA ao Brasil. O ministro ainda discute a pejotização e a importância da manutenção do foro do STF para a proteção das autoridades.
Ministro Gilmar Mendes, do STF, declarou apoio "inquestionável" ao colega Alexandre de Moraes em evento em Brasília, nesta quarta-feira (27.ago.2025).
A afirmação veio após painel no Seminário Econômico Lide, promovido por João Doria. Gilmar comentou sobre a decisão de Moraes de aumentar o policiamento ao redor da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que o Brasil "deve muito" a ele e que a história fará justiça.
Essa ação, tomada na terça-feira (26.ago), foi criticada pela Polícia Federal, que argumentou que as medidas seriam insuficientes para evitar fuga.
Gilmar também se manifestou sobre as sanções do governo dos EUA, na época de Donald Trump, contra o Brasil, considerando-as "impróprias" e sem sentido.
No evento, ele discutiu a pejotização nas relações de trabalho, afirmando que não é necessário manter “amarras fordistas” e que a flexibilidade é necessária. Ficou marcada uma audiência pública no STF sobre este tema para 6 de outubro.
A Corte examina a legalidade da contratação de pessoas jurídicas por meio do ARE 1532603, com tema da repercussão geral reconhecida.
Gilmar Mendes criticou ainda a proposta na Câmara dos Deputados que pretende retirar do STF a prerrogativa de foro para autoridades, chamando-a de "casuísmo". Ele defendeu a importância da manutenção do foro no Supremo para evitar abusos judiciais em instâncias inferiores.