HOME FEEDBACK

Gilmar Mendes brinca sobre fazer palestras em capitais estrangeiras: 'agora não em Washington'

Gilmar Mendes ironiza revogação de visto americano e destaca a importância da democracia. O evento de lançamento de seu livro reuniu autoridades do Judiciário e abordou os desafios enfrentados pelo estado democrático no Brasil.

Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez comentários humorísticos sobre a revogação de seu visto americano pelo governo de Donald Trump, em evento de lançamento de seu livro, nesta quarta-feira (6).

Durante o evento, Gilmar mencionou que fala sobre o Judiciário brasileiro em diversas capitais estrangeiras, exceto Washington, ressaltando: "Poderíamos estar contando a história da derrota do Estado de Direito."

O ministro também foi aplaudido ao afirmar que a democracia não deve ser “espectadora passiva” de tentativas que visam “destruir a ordem constitucional”. Ele destacou a importância da jurisdição constitucional na proteção da democracia.

O livro lançado, “Jurisdição Constitucional da Liberdade para a Liberdade”, reúne discursos de sua cerimônia de doutor honoris causa pela Universidade de Buenos Aires.

Estiveram presentes no evento os ministros Roberto Barroso, Flávio Dino, Edson Fachin, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Herman Benjamin, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Barroso também discursou, destacando o papel do STF em manter a ordem democrática e se posicionando como uma instituição crítica, mas essencial ao longo dos 37 anos de democracia no Brasil.

Essas declarações surgem em um contexto de críticas à Corte devido à sua condução do processo relacionado a uma trama golpista e as recentes sanções anunciadas pelos EUA, incluindo a revogação de vistos de autoridades da Corte.

Leia mais em valoreconomico