HOME FEEDBACK

Gilmar Mendes homenageia 50 anos da posse de Moreira Alves no STF

Cerimônia celebrou meio século de contribuições de Moreira Alves à jurisprudência brasileira. Gilmar Mendes destacou a importância do jurista para o desenvolvimento do controle de constitucionalidade no país.

Ministro do STF, Gilmar Mendes, prestou homenagem a José Carlos Moreira Alves pelos 50 anos de sua posse na Suprema Corte.

A cerimônia aconteceu nesta 4ª feira (18.jun.2025) no IDP, em Brasília. Mendes afirmou que “é impossível desenvolver qualquer discurso sério sobre controle de constitucionalidade no Brasil sem tratar da contribuição prestada por Moreira Alves”.

O ministro destacou a influência de Moreira Alves na jurisprudência constitucional, afirmando que “muitas das decisões importantes para a consolidação do nosso modelo foram inspiradas em posições por ele defendidas”.

O evento, intitulado 50 Anos do Legado de Moreira Alves no STF, reuniu autoridades, acadêmicos, estudantes e familiares para celebrar o papel do jurista na formação do constitucionalismo brasileiro.

Neste contexto, foram enfatizados os votos, o rigor técnico e a atuação de Moreira Alves como professor e formulador de conceitos-chave para o Direito brasileiro. O magistrado atuou como ministro da Suprema Corte de 1975 a 2003.

Entre os participantes da cerimônia, estavam o procurador-geral da República Paulo Gonet, a ministra do STJ Maria Isabel Gallotti, e o ex-ministro da AGU José Levi.

A organização ainda não informou se novas homenagens ao jurista estão previstas.

Leia mais em poder360