Gilmar Mendes nega isolamento de Moraes e diz que país seria 'pântano institucional' sem ação do ministro
Gilmar Mendes defende apoio a Alexandre de Moraes, destacando sua importância no combate à crise institucional. O ministro também comenta sobre o plano golpista admitido por general que visava a morte de líderes como Lula e Moraes.
Ministro Gilmar Mendes do STF nega que Alexandre de Moraes esteja isolado na Corte após decretar prisão domiciliar de Jair Bolsonaro.
Gilmar afirma que Moraes continua com o apoio dos colegas e que o Brasil seria um “pântano institucional” sem sua atuação.
Após participar de um fórum de saúde, Gilmar destacou que tem orgulho de Moraes e comentou sobre a confissão do general da reserva Mário Fernandes sobre o plano "Punhal Verde e Amarelo" — que previa o sequestro e assassinato do presidente Lula, do vice Alckmin e de Moraes.
Fernandes, parte do "núcleo dois" da trama golpista, admitiu a autoria do plano em 25 de julho durante interrogatório no STF. Gilmar descreveu este plano como “chocante”.
Ele afirmou que são questões extremamente sérias e criticou a intenção de assassinar figuras políticas.
Gilmar ainda elogiou a atuação de Moraes durante a pandemia, na presidência do TSE e no inquérito sobre fake news, ressaltando que o Brasil deve muito a ele durante esse período.