Gilmar Mendes sai em defesa de Moraes após prisão de Bolsonaro e críticas dos EUA
Gilmar Mendes reafirma apoio a Alexandre de Moraes em meio a críticas e pressão externa. A declaração destaca a unidade do STF frente aos desafios impostos pela situação envolvendo Jair Bolsonaro.
Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o colega Alexandre de Moraes conta com “toda a confiança e apoio” da Corte, após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A declaração foi feita em resposta a pressões políticas e críticas de aliados de Bolsonaro.
De acordo com Mendes, não há “nenhum desconforto” em relação à decisão de Moraes, que determinou a prisãodomiciliar sob a alegação de que Bolsonaro atuou com aliados para incitar ataques ao STF e promover intervenção estrangeira.
As redes sociais foram mencionadas como plataformas utilizadas para disseminar mensagens de incentivo a ataques ao Supremo, violando medidas cautelares anteriores.
A repercussão internacional aumentou, com o Departamento de Estado dos EUA e parlamentares ligados a Donald Trump criticando o STF. Moraes foi incluído em listas informais de sanções.
Mendes reforçou a coesão interna da Corte, em um momento onde a oposição no Congresso intensifica sua ofensiva política.